domingo, 26 de junho de 2011

What’s happening?

Uma das mídias em franco crescimento na Internet é o microblog, e aqui o assunto será focado no Twitter, o principal microblog utilizado.


O Twitter é um micro-blogging, ou seja, um blog limitado, que permite a publicação de apenas 140 caracteres. É uma proposta de trocar informações e noticiar o que acontece em poucas palavras. Neste serviço, os usuários podem publicar notícias e compartilhar informações através de celulares e de outros equipamentos e não apenas por meio do computador. As possibilidades de comunicação no Twitter são significativas e de grande contribuição para o processo de disseminação de informações (RUFINO, 2009, p.11).


Com base no texto de CARDOZO (2009), o Twitter é uma criação [...] da Web 2.0 com bases sendo definidas como coletividade, participação e colaboração, substituindo individualidade, estagnação, limitação e unilateralidade, características da chamada Web 1.0. Com esta passagem da Web 1.0 para a Web 2.0, aparece um entendimento sobre a possibilidade de a Internet ser formadora de uma inteligência coletiva.


O título do post refere-se ao slogan do Twitter, que em português significa: “O que está acontecendo?” E realmente você fica sabendo tudo o que está acontecendo e com uma velocidade sem igual. No Twitter pode-se seguir alguém ou ser seguido, tendo informações objetivas e práticas sobre a vida de um conhecido e até de instituições como arquivos, bibliotecas e museus. Conforme Santos (2010) os bibliotecários e pesquisadores começaram a explorar os recursos da Web participativa e rapidamente perceberam a possibilidade de expandir o relacionamento com o usuário. Sim, o Twitter serve também para divulgar organizações, agindo como uma ferramenta a mais para o marketing institucional, abrangendo dessa forma um público maior, trazendo usuários aos ambientes de informação.


Segundo Rufino (2009) o Twitter é uma nova forma de comunicação, mais rápida e ágil, que permite acesso às informações e cobertura de notícias em tempo real. Além disso, proporciona ao leitor que ele mesmo publique suas informações, ao mesmo tempo em que ler outras.

Com o advento dos microblogs, há uma interação facilitada entre, por exemplo, o arquivo e o usuário e vice-versa, estreitando relações, possibilitando uma comunicação instantânea, em que as duas partes ora passam informações, ora absorvem informações.


Cardozo (2009) diz: “Mais do que apenas um tipo de blog ou microblog, o Twitter se consolida como uma ferramenta de comunicação móvel.” Assim coloco como exemplos de instituições da área da Ciência da Informação que utilizam o Twitter.
















Apesar de ser uma rede social, o Twitter é um lugar de autopublicação, onde pessoas colocam links, falam de seus projetos, divulgam notícias. Não há regra (CARDOZO, 2009, p. 34).




Referências:

CARDOZO, Missila Loures. Twitter: microblog e rede social. Caderno.com, São Caetano do Sul: USCS, v.4, n.2, p.26-40, jun/dez 2009. Disponível em: <http://www.uscs.edu.br/revistasacademicas/caderno/caderno_com_v04_n02.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2011.

RUFINO, Airtiane et al. Twitter: a transformação na comunicação e no acesso às informações. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 11., Teresina, 14 - 16 maio 2009. Anais... Teresina, INTERCON, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2009/resumos/R15-0542-1.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2011.

SANTOS, Cibele A. C. Marques dos et al. Biblioteca Universitária 2.0: experiência com blogs e twitter. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010. Anais... Rio de Janeiro, UFRJ, 2010. Disponível: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_183.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário