segunda-feira, 16 de maio de 2011

Repositórios de vídeos e o exemplo do YouTube EDU

No post anterior falei que os vídeos são fontes importantíssimas de informação, mas... onde estão essas informações na Internet? Estão nos repositórios de vídeos, isso quer dizer: sistemas que permitem recuperar, compartilhar e visualizar vídeos, possuindo ferramentas de busca onde o usuário pode achar vídeos que estejam indexados conforme as palavras-chave que busca; mantém e gerencia o material armazenado.

Como exemplos de repositórios de vídeos, temos o YouTube, o Google Vídeos e o Vimeo.


Segundo Paiva (2008), o YouTube realiza o sonho de uma multidão de aficcionados em arte, música, cinema e vídeo, desejosos de construir a sua própria programação audiovisual. [...] sendo um estilo de comunicação e cultura transversal, dialógica, mais acessível e interativa.

Nessa perspectiva, conforme Ribeiro et al. (2010), educadores e estudantes necessitam acompanhar esses avanços, integrando no cotidiano do ensinar e do aprender novos recursos e serviços. Assim surgem os repositórios de vídeos educativos. Oferecendo fontes para estudo e pesquisa e apoiando a aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem, as possibilidades de utilização são várias, como por exemplo: em coursewares, em tutoriais, como material de apoio, como portfólio do aluno ou até mesmo como uma TV educacional (Caetano e Falkembach, 2007). O foco destes repositórios está em educadores e alunos, abrangendo várias áreas do conhecimento.

Um excelente exemplo de repositório de vídeos educativos é o YouTube EDU. Lançado em março de 2009, tem por objetivo oferecer alguns dos maiores cursos universitários para qualquer pessoa com acesso à Internet, sendo composto por vídeos com passeios pelos campi das universidades, notícias sobre pesquisas, palestras de professores e cursos dos mais variados assuntos, assim democratizando o ensino. Originado de um processo voluntário de um grupo de funcionários que desejava coletar e armazenar o conteúdo educacional enviado por escolas e universidades ao YouTube (YOUTUBE, 2009). O YouTube EDU é um subsite do YouTube, sendo o maior repositório no quesito vídeo-aulas, afirma Colman (2009).


Em conformidade com Ribeiro et al. (2010), os repositórios de vídeos educativos são um recurso que sobrepõe às limitações espaço-temporais da sala de aula.

Conheça nesse vídeo um pouco mais sobre o YouTube EDU.


Até mais!


Referências:

CAETANO, S. V. N.; FALKEMBACH, G. A. M. You Tube: uma opção para uso do vídeo na EAD. Porto Alegre: IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012623.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.

COLMAN, Dan. Introducing YouTube EDU! Open Culture. 2009. Disponível em: <http://www.openculture.com/2009/03/introducing_youtube_edu.html>. Acesso em: 16 mai. 2011.

PAIVA, Cláudio Cardoso de. YOUTUBE como vetor de Modernização Tecnológica e Desenvolvimento Social. ABCIBER. In: II Simpósio ABCiber. São Paulo: PUCSP, 2008. v. 1. p. 1-15.Disponível em: <http://www.cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Claudio%20Cardoso%20de%20Paiva.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.

RIBEIRO, Patric da S. et al. Repositório de vídeos educacionais adaptado as necessidades tecnológicas de usuários de dispositivos móveis. 2010. Disponível em: <www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st05_04.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.

YOUTUBE. Broadcasting Ourselves ;) The Official YouTube Blog. 2009. Disponível em: http://youtube-global.blogspot.com>. Acesso em: 16 mai. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário