No post anterior falei que os vídeos são fontes importantíssimas de informação, mas... onde estão essas informações na Internet? Estão nos repositórios de vídeos, isso quer dizer: sistemas que permitem recuperar, compartilhar e visualizar vídeos, possuindo ferramentas de busca onde o usuário pode achar vídeos que estejam indexados conforme as palavras-chave que busca; mantém e gerencia o material armazenado.
Como exemplos de repositórios de vídeos, temos o YouTube, o Google Vídeos e o Vimeo.
Segundo Paiva (2008), o YouTube realiza o sonho de uma multidão de aficcionados em arte, música, cinema e vídeo, desejosos de construir a sua própria programação audiovisual. [...] sendo um estilo de comunicação e cultura transversal, dialógica, mais acessível e interativa.
Nessa perspectiva, conforme Ribeiro et al. (2010), educadores e estudantes necessitam acompanhar esses avanços, integrando no cotidiano do ensinar e do aprender novos recursos e serviços. Assim surgem os repositórios de vídeos educativos. Oferecendo fontes para estudo e pesquisa e apoiando a aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem, as possibilidades de utilização são várias, como por exemplo: em coursewares, em tutoriais, como material de apoio, como portfólio do aluno ou até mesmo como uma TV educacional (Caetano e Falkembach, 2007). O foco destes repositórios está em educadores e alunos, abrangendo várias áreas do conhecimento.
Um excelente exemplo de repositório de vídeos educativos é o YouTube EDU. Lançado em março de 2009, tem por objetivo oferecer alguns dos maiores cursos universitários para qualquer pessoa com acesso à Internet, sendo composto por vídeos com passeios pelos campi das universidades, notícias sobre pesquisas, palestras de professores e cursos dos mais variados assuntos, assim democratizando o ensino. Originado de um processo voluntário de um grupo de funcionários que desejava coletar e armazenar o conteúdo educacional enviado por escolas e universidades ao YouTube (YOUTUBE, 2009). O YouTube EDU é um subsite do YouTube, sendo o maior repositório no quesito vídeo-aulas, afirma Colman (2009).
Em conformidade com Ribeiro et al. (2010), os repositórios de vídeos educativos são um recurso que sobrepõe às limitações espaço-temporais da sala de aula.
Conheça nesse vídeo um pouco mais sobre o YouTube EDU.
Até mais!
Referências:
CAETANO, S. V. N.; FALKEMBACH, G. A. M. You Tube: uma opção para uso do vídeo na EAD. Porto Alegre: IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2007. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012623.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
COLMAN, Dan. Introducing YouTube EDU! Open Culture. 2009. Disponível em: <http://www.openculture.com/2009/03/introducing_youtube_edu.html>. Acesso em: 16 mai. 2011.
PAIVA, Cláudio Cardoso de. YOUTUBE como vetor de Modernização Tecnológica e Desenvolvimento Social. ABCIBER. In: II Simpósio ABCiber. São Paulo: PUCSP, 2008. v. 1. p. 1-15.Disponível em: <http://www.cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Claudio%20Cardoso%20de%20Paiva.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
RIBEIRO, Patric da S. et al. Repositório de vídeos educacionais adaptado as necessidades tecnológicas de usuários de dispositivos móveis. 2010. Disponível em: <www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st05_04.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
YOUTUBE. Broadcasting Ourselves ;) The Official YouTube Blog. 2009. Disponível em: http://youtube-global.blogspot.com>. Acesso em: 16 mai. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário